segunda-feira, 12 de maio de 2014

VISITA DA ESCOLA VALVERDE DE LUCERNA A VISEU 7, 8 e 9 de maio

No âmbito do projeto transfronteiriço "TECNICEA" e do intercâmbio desenvolvido nos últimos meses, foi com enorme satisfação que recebemos a visita dos nossos parceiros da Escola Valverde de Lucerna, de Puebla de Sanabria (Zamora).
Chegados a Viseu no final do dia anterior, os sanabreses foram recebidos na 5ª feira, dia 9, na Escola Infante D. Henrique. Já em conjunto com os seus colegas portugueses do projeto, realizou-se a sessão de abertura desta visita, na qual estiveram presentes o Eng. João Caiado, diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Sul, o Dr. Carlos Brito, um dos coordenadores do projeto "TECNICEA", e a Drª Ana Paula Sousa, em representação da Delegada Regional de Educação do Centro.


Foram dadas as boas-vindas aos 22 alunos e 2 professores que vieram de Puebla de Sanabria e foi apresentado o programa de atividades a realizar durante a visita. Também houve oportunidade para ouvir-se a música "VISEU, SENHORA DA BEIRA" em versão de fado e visualizar dois vídeos promocionais da cidade.
De seguida, após a formação de 7 grupos de trabalho, cada um constituído por alunos espanhóis e portugueses e o conveniente "romper do gelo", foi proposta a cada grupo uma sopa de letras, na qual deveriam encontrar 24 palavras: 12 relacionadas com Puebla de Sanabria e com a visita feita pelos alunos da Infante D. Henrique em março e 12 relacionadas com Viseu.
SOPA DE LETRAS:
Esta atividade, que tinha a intenção clara de "obrigar" os alunos a comunicar entre si em português e em espanhol e, também, de lembrar a todos nomes e aspetos tratados ao longo dos meses anteriores, foi realizada com interesse e empenho.


Fortalecidos com o lanche oferecido, fomos todos de autocarro até ao Rossio, o centro de Viseu, onde nos esperava o comboio turístico da cidade.


No percurso realizado, e no meio do entusiasmo geral dos alunos, houve oportunidade para parar e conhecer a estátua de Viriato, de quem se diz ter nascido em Viseu.


O almoço foi no "comedor" da Escola Infante D. Henrique, tendo também estado nele presentes o diretor, João Caiado, e a subdiretora, Isabel Neves.


O programa da tarde iniciou-se com a visita ao Museu do Quartzo, localizado muito perto da cidade, no qual se pôde ver uma exposição permanente com uma forte componente interativa e onde o quartzo é explorado em toda a sua importância mineralógica, geológica e económica. No final, os alunos e os professores coincidiram em considerar que o que tiveram oportunidade de ver - observação microscópica e com lupa de vários exemplos de quartzo - foi, de facto, muito interessante.


Saídos do Museu, dirigimo-nos até à Cava de Viriato, de onde subimos no funicular até ao Adro da Sé.


Depois de saboreado um pastel típico de Viseu - o viriato -, deu-se início a uma atividade realizada pelos mesmos grupos que, da parte da manhã, trabalharam na sopa de letras.



Cada grupo, a pé e com diferentes itinerários, teve que passar por alguns lugares emblemáticos da cidade e, com a ajuda da informação existente nesses lugares, responder a várias questões. Com esta atividade, mais uma vez se promoveu a interação entre os alunos portugueses e espanhóis, tendo-se proporcionado a todos um conhecimento mais profundo da cidade e das suas gentes.
ATIVIDADE:




À hora marcada, todos os grupos se encontraram no Parque da Cidade, também conhecido por Parque Aquilino Ribeiro. Antes dos alunos portugueses regressarem a suas casas e dos espanhóis ao hotel, ainda se proporcionaram alguns momentos de diversão e de boa-disposição.


Na 6ª feira, dia 9, alunos e professores tiveram a oportunidade rara de conhecer por dentro o R.I.V. - Regimento de Infantaria de Viseu, um quartel militar do exército português. Entre as atividades realizadas, as quais incluiram a visita ao museu (fardamento, armas e documentos de outros séculos) e à sua biblioteca, destacou-se naturalmente, pelo interesse demonstrado pela generalidade dos alunos, o contacto directo com veículos militares de diferentes missões.








Depois do quartel, o destino foi o Parque do Fontelo, o pulmão da cidade de Viseu, com cerca de 10 hectares. Trata-se de uma área privilegiada para a prática de atividades físicas e de lazer.



Esta atividade teve como objetivo o convívio entre todos os participantes no projeto "TECNICEA". Alguns alunos optaram por dar uma passeio pelo parque, outros decidiram jogar futebol com outros companheiros, e alguns, entre os quais os professores, arriscaram umas partidinhas no JOGO DA MALHA, um tradicional jogo português.




Após o almoço no "comedor" da escola, seguiu-se a sessão de encerramento, que incluiu algumas ofertas aos alunos e aos professores. Despediram-se, então, entre si os alunos portugueses e espanhóis, alguns deles com notórios sinais de desconforto e de alguma tristeza pelo fim desta jornada. Mas, tal como referiu o responsável pela implementação no projeto na IES Valverde de Lucerna, David García-Luengo, "con o sin el TECNICEA, podemos continuar a estrechar estos lazos ahora creados".


Saídos da Escola Infante D. Henrique e antes do regresso a Puebla de Sanabria, os 22 alunos e os professores David e Iván Merlo, acompanhados pelo coordenador do projeto na Infante D. Henrique, António Ferreira, ainda visitaram e conheceram o Palácio do Gelo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica, onde puderam também realizar algumas compras, incluindo alguns "recuerdos" daquela que foi considerada, já pela 3ª vez, a melhor cidade portuguesa para viver: VISEU.
Esperamos sinceramente que os nossos parceiros neste projeto, com os quais temos trabalhado em quantidade e em qualidade, tenham realmente desfrutado da nossa cidade e do programa que para eles preparámos. Essa foi a nossa intenção desde o primeiro momento.
Um grande bem-haja a todos os coordenadores do projeto TECNICEA por permitirem que estas "coisas" aconteçam, sobretudo quando o público-alvo são os alunos.


BREVEMENTE DISPONIBILIZAREMOS NESTE BLOG
UM VÍDEO-RESUMO DA VISITA, BEM COMO FOTOS E VÍDEOS DA MESMA.
NÃO PERCAM!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

VISITA DA ESCOLA VALVERDE DE LUCERNA A VISEU (de 7 a 9 de maio)

Com muito gosto e grande expetativa, receberemos na Escola Infante D. Henrique, entre os dias 7 e 9 de maio, os nossos parceiros espanhóis da Escola Valverde de Lucerna, de Puebla de Sanabria (Zamora).
De forma a retribuir a simpatia e a atenção demonstradas aquando da nossa ida, temos preparado para eles o programa em anexo, que esperamos seja do seu agrado.
Nos próximos dias serão aqui disponibilizadas fotos e alguns vídeos desta visita.

sábado, 3 de maio de 2014

VÍDEO-RESUMEN VISITA A PUEBLA

video

Bueno, pues tras unas semanas intercambiando vídeos y fotos, por fin hemos elaborado un vídeo resumiendo la bonita experiencia de recibiros en Puebla y compartir con vosotros un par de días.

Esperamos que os guste. ¡Nos vemos pronto en Viseu!